ICQ ou WhatsApp? Qual é o melhor?

Há algum tempo, o WhatsApp vem tomando frente quando o assunto é comunicador instantâneo para smartphones e celulares e o que mais tem chamado a atenção dos usuários, é a facilidade no compartilhamento de vídeos, fotos e frases em tempo real.

Recentemente, o ICQ lançou uma versão mobile que promete competir com o Whatsapp, e muitos usuários migraram para o novo sistema. Mas qual as diferenças? Qual devo usar?

WhatsApp

O WhatsApp é um software Trial, funciona gratuitamente por um ano e após isso, se houver interesse por parte dos usuários em continuar, devem pagar o valor de U$ 99,00 que em Reais, gira em torno de R$ 2,50 por ano. Ele compartilha vídeos e fotos rapidamente com o botão de compartilhamento, adiciona os contatos do seu celular (números) automaticamente a lista de contatos.

ICQ Mobile

O ICQ, fundado em 17 de Novembro de 1996, há quase 18 anos, foi ultrapassado pelo conhecido Windows Live Messenger, hoje fundido com o Skype e abandonado por muitos usuários. Inicialmente, o ICQ podia ser usado somente em computadores na versão desktop, e com o tempo foi adaptado para a versão web, e hoje com sua versão Mobile para Android, Windows Phone e IOs, promete competir com o WhatsApp.

As principais vantagens do ICQ, é que ele é um software multi-plataforma, por exemplo, você pode falar com seus pais de um notebook para o celular deles. Outra vantagem é que você pode procurar outros usuários por nome, número, e-mail ou cidade, onde no WhatsApp é possível somente sabendo o número do celular de seu contato.

Outra vantagem importante do ICQ, é o consumo de bateria e uso de memória e processamento nos aparelhos. Na pesquisa abaixo feita em nosso celular Android por exemplo, o ICQ ganha do WhatsApp em todos os aspectos.

ICQ vs WhatsApp - Bateria e CPU

No teste feito por nós, o ICQ apresentou um desempenho muito superior em termos de velocidade no Android, e um consumo de bateria insignificante. Por ser um software a tantos anos no mercado, mesmo com a versão mobile recentemente lançada, vejo a possibilidade dele apresentar muitas novidades mais rapidamente, já que o WhatsApp não tem mudado desde a sua compra pelo Facebook. (Fernando Laveso).

Para definir qual o melhor software, você deve olhar para o seu gosto e necessidades.