O impacto da NF-e para Micro e Pequenas Empresas

As micro e pequenas empresas estão cada vez mais engajadas num processo de crescimento e melhoria contínuos, proporcionando uma concorrência que faz frente às grandes corporações e possibilitando uma nova e qualitativa opção de escolha aos consumidores. Mas, quando colocamos no papel os custos necessários para se manter uma estrutura de grande qualidade e capacidade de atendimento, vemos que, realmente, o que motiva os empreendedores brasileiros vai além do que os livros motivacionais podem explicar, trata-se de mágica.

Com a obrigatoriedade imposta pela nova regulamentação sobre a Nota Fiscal Eletrônica no país, dezenas de milhares de empreendedores de empresas de pequeno porte passaram a fazer parte desta lista e, adicionar mais um gasto à sua tão cheia lista de dividendos.

Os custos envolvidos na NF-e

O Brasil escolheu o momento certo para adaptar o seu sistema de escrituração digital, uma vez que, segundo dados do CETIC, 97% das empresas brasileiras têm um computador disponível. Porém, o dado estatístico que comprova a quantidade de micro e pequenas empresas com acesso a internet banda larga de qualidade não segue a mesma tendência.

Para fazer a assinatura digital dos documentos fiscais e assegurar que eles são únicos e válidos, é imprescindível e obrigatório o uso de um Certificado Digital, que poderá ser instalado em algum computador disponível e com acesso a internet no estabelecimento do empresário. Este computador fará a emissão dos documentos fiscais, sendo que todo o processo agora passa a ser virtual.

Se o empreendedor assim desejar, é possível montar sistemas específicos de automação comercial, onde não será necessária a emissão manual de seus documentos fiscais. Há também a opção de um software específico para emissão de NF-e, esse ajuda a difundir a Nota Fiscal Eletrônica no país, é o caso do e-nf55, um produto da Evidencia, que faz a emissão, controle e armazenamento dos documentos fiscais de micro, pequenas e médias empresas na internet.

A solução e-nf55 para micro, pequenas e médias empresas, emite as notas fiscais eletrônicas por um sistema que funciona pela internet, ou seja, basta ter um computador com acesso a internet para emitir as notas. Todo o serviço de armazenamento dessas notas (exigido pelo fisco) é feito automaticamente em um DataCenter protegido e seguro que permite a sua empresa consultas aos históricos a qualquer momento e garantia de que, quando precisar, as informações estarão lá.

Levando-se em conta, que sua empresa já tem um computador com acesso a internet, não será necessários outros investimentos em infraestrutura, instalação de software ou outros transtornos, basta aderir ao nosso sistema e começar a emitir as notas por um custo que começa em R$ 0,30 por nota processada.

Qual o custo que você tem com a nota em papel ? Será que é muito menor que R$ 0,30 ? Leve em conta os custos com gráfica, frete, custo de armazenamento dessas notas por 5 anos, etc… Se você pensar bem, a Nota Fiscal Eletrônica veio para facilitar a sua vida, se isso não está acontecendo você precisa da nossa ajuda. (veja mais sobre o e-nf55)

No entanto, se a sua empresa precisa de uma solução customizada, se sua empresa precisa mais do que um emissor de NF-e, conte com as soluções da Evidencia. Entre em contato conosco e faça uma cotação de nossos serviços.