Celulares Xing-ling não funcionarão mais no Brasil

A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou as operadoras de telefonia móvel a bloquearem as chamadas originadas por celulares piratas. A medida entra em vigor no início de 2014.

Motivo do bloqueio de celulares Xing-ling

O motivo dessa lei entrar em vigor, é impedir problemas de segurança com radiação e explosões na bateria. Além disso, a maioria dos celulares chineses e do Paraguai falsificados, interferem no sinal de rede das operadoras.

Com a venda de aparelhos celulares com baixíssimo custo, fabricantes de celulares com qualidade e garantia certificada deixam de vender seus aparelhos e tem um grande prejuízo com isso.

Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016

A Anatel informou a ativação de chips passará por uma fase de testes e coleta de informações antes do sistema de bloqueio entrar em vigor. A ANATEL está preocupada, e estudando uma forma do sistema não prejudicar aparelhos trazidos por estrangeiros ao país, especialmente diante de eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Celulares chineses (Xing-ling)

Celulares chineses (Xing-ling)

Por enquanto, a recomendação da Anatel é que, ao comprar aparelhos no exterior, o consumidor brasileiro opte por modelos já homologados no Brasil. “Se comprar algum modelo que ainda não foi homologado, aguarde o fim da certificação para usar o aparelho”, afirmou o órgão regulador.

Como faço para saber se meu celular é homologado pela ANATEL?

Verifique se seu aparelho conta com o selo da ANATEL abaixo da bateria.

Celular Xing-ling - Homologação ANATEL

Celular Xing-ling – Homologação ANATEL