Tempestade solar pode provocar apagão em todo o planeta

Três erupções solares de grandes proporções em menos de 24 horas

A agência espacial norte-americana NASA registou três erupções de grandes proporções no Sol em menos de 24 horas, como parte da tempestade solar mais poderosa deste ano.

As explosões ocorreram no lado oposto do Sol em relação à Terra, e não foram direccionadas para o nosso planeta, mas podem interferir com o campo magnético terrestre, afectando as comunicações.
A última erupção ocorreu à 1h11 da madrugada de terça-feira e emitiu uma das mais fortes erupções classificadas pela NASA. Duas dessas três erupções lançaram aquilo a que os especialistas chamam de ejecções de massa coronal, que lança material solar a temperaturas muito elevadas no espaço a mais de oito milhões de quilómetros por hora.
Segundo a informação disponibilizada pela NASA, o material lançado para o espaço pode passar perto de várias sondas espaciais norte-americanas.
Fonte: publico.pt

 

16/03/2013 – UOL.com.br: Três imagens mostram erupções solares com ejeção de massa coronal em direção à Terra neste dia 15 de março. Um disco é colocado sobre o Sol para melhor ver a corona, a atmosfera em torno do astro. O fenômeno pode enviar bilhões de toneladas de partículas solares ao espaço e pode atingir nosso planeta após 1 a 3 dias e afetar o sistema de satélites. As partículas foram emitidas a 1.448 km/s

Erupção solar

Erupção solar – Tempestade solar

Tempestade solar - apagão

Tempestade solar – apagão

Um alerta da academia real de engenharia do reino unido, causa preocupação ao redor do mundo. Uma super tempestade solar pode atingir a terra a qualquer momento. A previsão assusta porque os cientistas só vão saber 30 minutos antes, e o efeito pode ser devastador.

Segundo o autor do estudo, uma tempestade nessas dimensões ocorre a cada 150 anos. O cientista também afirma que os governos precisam ter um plano de emergência para enfrentar um apagão longo e de grandes proporções.

 

Veja a notícia sobre a tempestade solar

Você já se perguntou como seria o futuro atual civilização moderna se houvesse uma tempestade solar de grandes proporções que comprometesse a sobrevivência no planeta?

Nunca houve tanta atividade com a nossa estrela de quinta grandeza como está havendo nesses dias.
As erupissões solares vem aumentando mais, mais e mais colocando em risco o fornecimento de energia e as comunicações de rádio, televisão, internet e até telefônica, o que inclui o celular.

Muitos na civilização moderna do século 21 não sobreviveriam à um blak out global causado por uma tempestade solar. Alguns por ser portador de alguma doença na qual venha depender de algum equipamente pra manter-se vivo.

O mesmo depende de eletricidade para funcionar. Outros por viverem acostumados ào modernismo.

Sem falar é claro que para conservar aquele bom alimento de cada dia a jeladeira é item indispenssável.

Gostariamos que você não só assistisse à esse documentário como também pudesse acessar o link abaixo e ler mais sobre o que vem ocorrendo com o Sol dês do comerço de 2012 e não assista o documentário ou leia o texto apenas! Mas procure dotar medidas de sustentabilidade para sua família como: Procure possuir alguma lanterna que funcione com dinamo à manivela. Procure também tentar à se adaptar à viver no campo pois quando todas estas coisas acontecerem será o cáos nas grandes metrópolis.

Procure estocar a maior quantidade de alimentos de durabilidade longa como feijão e outros e medicamentos.

? COMPARTILHE!