Está com o disco cheio e não sabe qual diretório ocupa mais espaço?

A falta de espaço em disco, além de constrangimento e lentidão, pode causar muitos problemas sérios ao seu computador. O software WinDirStat pode lhe ajudar a identificar os arquivos e diretórios maiores que estão ocupando espaço em seu computador e eliminá-los com facilidade.WinDirStat é free (gratuito), e muito simples de usar, e abaixo disponibilizamos um tutorial de como baixá-lo, instalá-lo e utilizálo para eliminar as pastas e arquivos maiores em seu computador.

Download

Você pode baixar o software em um dos dois links abaixo:

Instalação

A instalação do WinDirStat não tem segredo, basta você executar o arquivo que foi baixado e seguir os procedimentos abaixo:

  1. Na caixa de diálogo que se abriu, marque a opção I accept the Licence Agreement e clicar no botão Next (continuar);
  2. Clique no botão Next novamente;
  3. Escolha o diretório que deseja instalar o software, ou se preferir, deixe como está e clique em Install;
  4. Quando a instalação finalizar, outro botão Next será ativado, clique sobre ele.
  5. Na próxima caixa de diálogo, marque a opção Run WinDirStar para executar o programa automaticamente e em seguida no botão Close; WinDirStar - Instalação
  6. Pronto, o WinDirStat foi instalado e já executado em seu computador, vamos agora aprender a utilizar o software;

Utilização

Na janela do programa que está aberta, o sistema lista todos os drivers de seu computador, e aguarda com que você escolha qual deseja analisar primeiro. Ele também mostra a opção All Local Drives, que faz o processo em todos os discos de uma vez só. Selecione o disco desejado e clique em OK; O processo de análise pode demorar um pouco, mas você pode começar a visualizar os arquivos, pastas e até mesmo deletá-los sem que o programa termine de listar os arquivos, porém, ele ficará lento até que termine. Para excluir os arquivos grandes, e que considera inúteis, basta clicar sobre eles e pressionar a tecla delete.