EMPREGO – Dicas para conseguir um emprego mais rápido

Vagas de emprego
[p]Separamos neste post, algumas dicas para criar e espalhar o seu currículo até mesmo sem sair de casa, dicas de comportamento em uma entrevista de emprego e muito mais.[/p]

Currículo

[p]A primeira fase, é criar ou atualizar o seu currículo, ele deve ter usas informações de contato, experiência profissional, formação superior e técnica, tudo de forma bem resumida, e de preferência que não ultrapasse duas páginas.][/p] [p]Salve-o preferencialmente em formato DOC ou PDF, alguns editores de texto como o Word 2007 ou 2010 salvam o arquivo em DOCX, que não abre em versões anteriores como o 2000 e 2003. Algumas agências de emprego ou empresas podem não ter o software compatível com algumas extensões.[/p]

Cadastre-se em sites de emprego

[p]Existem muitos sites, a maioria gratuitos, que você cadastra seu currículo apenas uma vez, e ele é disponibilizado para várias empresas que procuram por currículos. Você deve informar todos os seus dados de contato, experiência profissional e formação apenas uma vez, e o próprio site se encarrega de enviar novas vagas disponíveis para você por e-mail.[/p]
  • www.curriculum.com.br
    Um site gratuito onde você cadastra seu currículo, inclui suas informações de contato e configura uma área em KM até onde quer trabalhar. A partir daí, o sistema começa lhe enviar vagas disponíveis por email dentro desse raio de distância.
  • www.empregasaopaulo.sp.gov.br
    Um site gratuito do Governo do Estado de São Paulo para cadastrar seu currículo e conferir vagas.
  • www.vagas.com.br
    Um site gratuito onde você cadastra seu currículo, inclui suas informações de contato e configura uma área em KM até onde quer trabalhar. A partir daí, o sistema começa lhe enviar vagas disponíveis por email dentro desse raio de distância.

[distance1]

Procure agências de emprego no Google

[p]Uma dica, é procurar nos buscadores como o Google agências de emprego em sua cidade. Por exemplo, entre no Google e digite “agência de emprego em Ribeirão Preto” ou “RH em Ribeirão Preto”. Aparecerão nos resultados vários sites de agências de emprego na cidade pesquisada, entre neles um a um e cadastre seu currículo. Uns irão ter o cadastro no próprio site, você pode copiar as informações de seu currículo e colar no site, alguns terão apenas um campo para anexar seu currículo, e outros terão apenas o e-mail de contato, onde você terá que enviar através do seu e-mail.[/p]

Como se comportar na entrevista de emprego?

[p]Separamos algumas dicas para sua entrevista.[/p]
  • O primeiro passo é entender que a sua apresentação profissional será a base de tudo. É na apresentação que você irá vender o seu produto que no caso é você mesmo e a sua força de trabalho. Esse é um momento de causar uma boa impressão, caso a impressão seja negativa dificilmente você terá oportunidade de revertê-la.
  • Você deve se preparar para a apresentação. Use roupas limpas e que estejam de acordo com o ambiente em que você irá trabalhar. Se você está se candidatando a uma vaga em um escritório da advocacia espera-se que você vista roupa social. No caso de se candidatar a uma vaga em uma agencia de publicidade já é possível usar roupas mais despojadas.
  • Tenha postura ao andar. Lembre-se que você está sendo avaliado como um conjunto de fatores, mantenha os ombros alinhados, queixo erguido e coluna reta. É importante também estar seguro de tudo aquilo que falar, mesmo se for tímido na sua voz será perceptível se está seguro ou não.
  • Tome cuidado com o perfume que usar. Em geral as dinâmicas são aplicadas em grupos de vinte pessoas, se todos usarem perfumes fortes pense em como ficará o cheiro do ambiente.
  • Você deve preparar a sua apresentação com antecedência até para se sentir mais seguro. Na sua apresentação deve constar os seus objetivos de vida e o que espera do emprego ao qual está se candidatando.
  • Não fale mal dos seus empregos anteriores, pois isso dá a impressão que se for contratado e um dia vier a sair da empresa também irá falar mal. Fale sobre você, sobre os empregos que já teve. Conte alguém situação engraçada ou muito tensa que teve profissionalmente e conseguiu se sair bem. Não fale demais, principalmente sobre coisas desnecessárias. Em geral nas dinâmicas de grupo espera-se que você fale sobre você por cinco minutos.
  • Fale da sua família, se é casado, tem filhos ou se mora com os pais. Não precisa contar as historias da família nem ficar muito tempo nisso, apenas seja sucinto e demonstre que a família é parte importante da sua vida.