Protegendo a senha de seu email, MSN, Orkut e Facebook

Segurança de senhasHoje em dia estamos acostumados com a quantidade de pessoas vítimas de roubo de contas de email e redes sociais, porém há algumas formas de evitar com que isso aconteça.

A primeira etapa para proteger suas contas é checar se seu email está com as configurações em ordem:

  • Tenha sempre um único email para todas as redes sociais, inclusive o MSN. É possível, e muito fácil alterar o email referente ao seu MSN, Orkut ou Facebook, é só ir nas configurações de conta.
    Quanto mais contas você tiver, mais fácil de ser atacado.
  • A maioria das pessoas utiliza um endereço de email criado por um amigo, pelo fato de não terem muita experiência com informática. Caso haja algum email secundário, verifique se ele não pertence a outra pessoa, pois nem todos o(a)s amigo(a)s são eterno(a)s. Caso seja deles, troque pelo de uma pessoa confiável, ou até mesmo crie um outro email somente para isto.
  • Tenha uma senha diferente, que misture letras maiúsculas e minúsculas, letras e números ou até mesmo símbolos e que inicie sempre com a última deles “Z” ou algum símbolo qualquer que seja aceito (%,$,#) e não utilize telefones e datas.
    Existem alguns programas que tentam senha por senha até conseguir acertar a sua senha correta, e quanto maior a quantidade de caracteres e a mistúra entre eles, mais demorada será a ação. Por exemplo, a senha “1234” pode ser descoberta em até 1 segundo, já a senha “Z3R*n3568So” pode demorar anos. Não necessariamente esta complexidade toda, misturando letras e números já está bastante seguro.
  • Não utilize frases secretas verdadeiras, por exemplo:
    Não use “Qual seu professor favorito” ou “Qual a data de seu nascimento”, os hacker adoram isso.
    Utilize sempre frases personalizadas ou algo que não tenha nada aver com a pergunta, como “Qual o nome do seu primeiro professor?” = Girafales.
    Assim, pessoas próximas a você, ou que tenham algum conhecimento sobre suas informações pessoais vão quebrar a cara.
  • Altere sua senha frequentemente, o ideal é de 3 em 3 meses ou menos.
  • Evite utilizar esses dados em computadores públicos ou lan-houses que não sejam de confiança (esse é a forma em que acontece mais casos de roubo), pois existe um programa que armazena tudo o que é digitado no computador. O windows possui um recurso que se chama “Teclado virtual”, que você escreve clicando sobre os botões que são mostrados na tela, e não utiliza o teclado. O Teclado virtual, fica no menú INICIAR/PROGRAMAS/ACESSORIOS/ACESSIBILIDADE/TECLADO VIRTUAL.
  • No caso do Facebook, coloque seu celular nos campos quando ele pedir. Seu número não será divulgado e tem a possibilidade de recuperar sua senha por SMS caso perca seu email

Caso tenha dúvidas sobre como executar algum desses procedimentos, fique a vontade para comentar logo abaixo.